A partir do nascimento de uma criança é necessário realizar um teste de triagem neonatal, denominado teste do pezinho. Este deve ser realizado logo nos primeiros dias de vida do bebê. Ele é importante para identificar precocemente algumas doenças genéticas e metabólicas, permitindo o tratamento adequado antes mesmo dos aparecimentos dos sintomas. O teste do pezinho é obrigatório pelo SUS, mas atualmente engloba somente 6 doenças. Existe outra modalidade do teste expandido que abrangem mais doenças.
O teste genético neonatal, conhecido como teste de bochechinha, é uma versão mais abrangente do convencional teste do pezinho. Através da análise genética de mais de 400 genes, esse exame pode detectar uma variedade de doenças genéticas e metabólicas raras, garantindo um diagnóstico precoce e intervenção adequada.
Ele ajuda a identificar condições que podem não ser visíveis nos primeiros meses de vida do bebê, mas que podem levar a complicações sérias se não forem tratadas precocemente.
A detecção dessas condições por meio da coleta de células da mucosa bucal do bebê permite que o tratamento seja iniciado o mais cedo possível, proporcionando a oportunidade de intervenções médicas adequadas para prevenir ou minimizar os danos causados por essas doenças. O teste genético não substitui o teste do pezinho usual, mas é um diagnóstico complementar de forma mais abrangente e específica.
Venha oferecer ao seu pequeno(a) essa oportunidade de cuidado e proteção desde os primeiros dias de vida.
Se você tiver alguma dúvida sobre o teste ou quiser mais informações, entre em contato conosco que nossa equipe que está pronta para esclarece-las